Evolução tecnológica dos saneantes | palavra do biólogo | Yamamoto Contrex

palavra do biólogo

Evolução tecnológica dos saneantes

Quando se fala em controle de pragas, logo lembramos do termo veneno e isto de maneira geral causam preocupações nas pessoas

Evolução tecnológica dos saneantes

Quando se fala em controle de pragas, logo lembramos do termo “veneno” e isto de maneira geral causam preocupações nas pessoas, afinal quantas vezes ouvimos falar de acidentes envolvendo pessoas que tiveram contatos com tais substâncias. Muito comum entre as substâncias ver em noticiários policial as mortes causadas por uma chamada “CHUMBINHO” que leva este nome por parecer com chumbinhos de espingardas e são associadas ao termo “Veneno de Rato”.

Nos dias de hoje ainda vemos envolvimento com este tipo de substância, afinal vivemos numa sociedade ainda em construção ética e que vive em meio a uma enorme quantidade de irregularidades, porém existem nos dias de hoje uma parte boa da sociedade que buscam o caminho do certo e correto, existem órgãos reguladores e pessoas cada vez mais conscientes do emprego de substâncias corretas.

Dentro da cronologia do desenvolvimento de produtos utilizados no universo de controle de pragas urbanas, podemos verificar uma crescente melhoria nas formulações de produtos e isto deve em grande parte pela conscientização das pessoas envolvidas na fabricação e também as regras rígidas estipuladas pelos Órgãos Reguladores.

As prestadoras de serviços de controle de pragas legalizadas e conscientes certamente fazem e farão uso somente de produtos registrados e legalizados que acima de tudo preservam a segurança, pois nada justificaria oferecer mais riscos aos ambientes do que as pragas encontradas.

Em tempos atras os produtos originaram em boa parte do universo agrícola e isto na época causaram vários transtornos a saúde das pessoas, entretanto com o passar do tempo a evolução no seguimento domésticos chegaram a níveis altamente seguros, inclusive com baixo residual nos ambientes tratados, sem cheiro e praticamente sem irritabilidade.

Todavia, a evolução não significa a ausência de cuidados na manipulação e as empresas conscientes utilizam de Boas Praticas Operacionais de modo que nos dias atuais praticamente inexiste acidentes envolvendo os saneantes legalizados e bem utilizados.

Apenas pensando de como os produtos utilizados no segmento de controle de pragas, estes por vias legais devem ser registrados no Órgãos  vinculados ao Ministério da Saúde – Anvisa que é o Órgão Regulador  para inúmeros produtos, tais  como medicamentos, produtos de limpezas e outros de uso corriqueiro em nossas casa, daí podemos afirmar que ao contratar uma empresa de Controle de Pragas verifique se o mesmo possui Responsável Técnico que ira assegurar toda a responsabilidade da intervenção em seu ambiente e assim levar tranquilidade e saúde a todos.

Milton Yamamoto

Biólogo CrBio 39315/01-D


(18) 3221-9800 / (18) 99764-6603

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2025 Contrex Todos os direitos reservados.

Mantido por Agência Mach

Fale pelo whatsapp